O velhinho SMS continua a ser uma das formas mas eficazes de comunicar e transmitir confiança ao cliente de uma loja online.
Receber uma mensagem escrita com as instruções de pagamento quando se insere a encomenda, outro quando se faz o pagamento e finalmente quando a encomenda é enviada, cria no cliente uma sensação de segurança que poucos outros métodos de comunicação oferecem.
É por isso que na grande maioria das lojas que desenvolvemos implementamos uma solução SMS, mais simples ou mais complexa conforme o caso.
Escrevemos este artigo para o ajudar a implementar uma solução simples de notificação SMS para os clientes da sua loja WooCommerce.
Instale o WC – APG SMS Notifications
Existem inúmeros plugins de integração SMS com WooCommerce, mas para cenários simples costumamos usar o WC – APG SMS Notifications.
Depois de instalar o plugin, deve ir a WooCommerce > SMS Notifications e a primeira coisa a configurar é a gateway de envios:
Uma das razões porque escolhemos este plugin é a grande quantidade de gateways que podem ser usadas, sendo que nós próprios já fizemos dois pull requests no GitHub do projecto para adicionar dois novos serviços.
Abrir conta e obter dados da API na BulkGate
Actualmente estamos a usar a BulkGate como gateway de envio de SMS1 porque oferece um tarifário muito interessante (na ordem dos 0.014€2 por SMS para nºs Portugueses), bem como tem uma API muito simples (que usamos noutros projectos) assim como a funcionalidade de alteração do Sender ID (da qual já falaremos).
Depois de aberta a conta e fazer login em portal.bulkgate.com1 deve efectuar um primeiro carregamento, ou aproveitar os 10 créditos de trial, e depois ir a Modules & API, clicar em SimpleAPI, Create API e depois recolher a Application ID e token.
Configurar Bulkgate no APG SMS
Deve agora configurar os dados da gateway e de envio:
- SMS Gateway: Bulkgate
- Application ID: obtido no passo anterior
- Authentication Token: obtido no passo anterior
- Sender ID: o seu nº de telemóvel (se quiser receber respostas dos clientes) ou um texto até 11 caracteres (sem possibilidade de resposta)
- Your mobile number: o seu nº de telemóvel (para receber SMS específicos para dono da loja)
Configurar os envios de SMS
Não vamos ser exaustivos e indicar apenas as configurações mais comuns, pois o funcionamento do plugin é bastante fácil de compreender.
- New order notification: para receber uma notificação de nova encomenda no SEU telemóvel
- Send only this messages: os estados de encomenda em que quer enviar SMS ao cliente
- Recomendamos:
- On hold / Aguarda confirmação de pagamento: nova encomenda / instruções de pagamento
- Processing / Em processamento: encomenda paga
- Completed / Concluída: encomenda enviada
- Não recomendamos:
- Pending / Pendente de pagamento: este estado apenas é usado para encomendas com meios de pagamento imediatos como PayPal, Cartões de crédito e MBWAY, pelo que não faz sentido o envio desta notificação, já que a encomenda irá muito rapidamente para Processing
- Recomendamos:
Deve então agora configurar o texto de cada notificação SMS, sendo que existem variáveis que podem ser consultadas no “?” junto a cada caixa de configuração de mensagem.
Caso utilize a nossa integração Multibanco / Payshop da IfthenPay para WooCommerce pode utilizar as variáveis %multibanco_ifthen% e %payshop_ifthen% para mostrar as instruções de pagamento para cada um desses métodos. Só serão mostradas as instruções desse método e as restantes variáveis serão substituídas por texto vazio, pelo que deve colocar ambas as variáveis na mensagem.
Se necessita de ajuda a fazer uma configuração mais complexa, a incluir dados variáveis da encomenda, como números de tracking de transportadoras, ou qualquer outro cenário de envio de SMS a partir do WooCommerce, contacte-nos que teremos todo o gosto em apresentar uma proposta para o seu caso.
* link afiliado
Por favor, escreva com mais frequência porque eu amo seus artigos. Obrigado!
Obrigado
Vivas!
Pode funcionar com referencia MB da STRIPE?
Este guia é específico para o nosso plugin da IfthenPay. Terá de pedir suporte ao Stripe, ou ainda melhor, mudar para a IfthenPay.
Muito obrigado.
A unica razão pelo que escolhi a STRIPE tema a ver com os refunds de MB…
Não fosse isso, estaria certamente com a ITP
Já agora, em outro site, estou a usar a Ifthempay como gestora de pagamentos MB em conjunto com o vosso plugin.
É possível por a funcionar as SMS com o plugin oficial da Bulkgate em vez do WC-APG SMS?
Obrigado desde já
Não temos suporte específico para o plugin da Bulkgate, mas o WC-APG SMS suporta essa gateway (fomos aliás nós que desenvolvemos essa parte).
Pode usar o WC-APG SMS ou em alternativa podemos orçamentar criar o suporte do nosso lado.
Olá! Instalei o plugin e tive um erro por conflito com o checkout editor….
Este plugin permite eliminar campos do woocommerce desnecessários.
Acham que é possível olhar a este conflito?
Onde o devo comunicar?
Qual plugin? O de Multibanco ou o de SMS?
Deve usar os fóruns no .org:
https://wordpress.org/support/plugin/multibanco-ifthen-software-gateway-for-woocommerce/
https://wordpress.org/plugins/woocommerce-apg-sms-notifications/
Uma Questão:
Para usar apenas para relembrar dos dados de pagamento às encomendas em “Aguarda confirmação de pagamento” podemos configurar para ele repetir o aviso e definir a sua periodicidade?
Ou seja definir por exemplo:
envia sms com dados de referência multibanco (eu uso ifthenpay), 3 em 3 dias até haver o pagamento?
Obrigado.
Olá!
Como não tive resposta vou colocar aqui novamente:
Para usar apenas para relembrar dos dados de pagamento às encomendas em “Aguarda confirmação de pagamento” podemos configurar para ele repetir o aviso e definir a sua periodicidade?
Ou seja definir por exemplo:
envia sms com dados de referência multibanco (eu uso ifthenpay), 3 em 3 dias até haver o pagamento?
Obrigado.
Isso é algo que apenas pode perguntar ao autor do plugin APG SMS. Não tem a ver com o nosso plugin.