Envie notificações por SMS aos clientes da sua loja online WooCommerce

O velhinho SMS continua a ser uma das formas mas eficazes de comunicar e transmitir confiança ao cliente de uma loja online.

Receber uma mensagem escrita com as instruções de pagamento quando se insere a encomenda, outro quando se faz o pagamento e finalmente quando a encomenda é enviada, cria no cliente uma sensação de segurança que poucos outros métodos de comunicação oferecem.

É por isso que na grande maioria das lojas que desenvolvemos implementamos uma solução SMS, mais simples ou mais complexa conforme o caso.

Escrevemos este artigo para o ajudar a implementar uma solução simples de notificação SMS para os clientes da sua loja WooCommerce.

Instale o WC – APG SMS Notifications

Existem inúmeros plugins de integração SMS com WooCommerce, mas para cenários simples costumamos usar o WC – APG SMS Notifications.

Depois de instalar o plugin, deve ir a WooCommerce > SMS Notifications e a primeira coisa a configurar é a gateway de envios:

Uma das razões porque escolhemos este plugin é a grande quantidade de gateways que podem ser usadas, sendo que nós próprios já fizemos dois pull requests no GitHub do projecto para adicionar dois novos serviços.

Abrir conta e obter dados da API na BulkGate

Actualmente estamos a usar a BulkGate como gateway de envio de SMS1 porque oferece um tarifário muito interessante (na ordem dos 0.014€2 por SMS para nºs Portugueses), bem como tem uma API muito simples (que usamos noutros projectos) assim como a funcionalidade de alteração do Sender ID (da qual já falaremos).

Depois de aberta a conta e fazer login em portal.bulkgate.com1 deve efectuar um primeiro carregamento, ou aproveitar os 10 créditos de trial, e depois ir a Modules & API, clicar em SimpleAPI, Create API e depois recolher a Application ID e token.

Configurar Bulkgate no APG SMS

Deve agora configurar os dados da gateway e de envio:

  • SMS Gateway: Bulkgate
  • Application ID: obtido no passo anterior
  • Authentication Token: obtido no passo anterior
  • Sender ID: o seu nº de telemóvel (se quiser receber respostas dos clientes) ou um texto até 11 caracteres (sem possibilidade de resposta)
  • Your mobile number: o seu nº de telemóvel (para receber SMS específicos para dono da loja)

Configurar os envios de SMS

Não vamos ser exaustivos e indicar apenas as configurações mais comuns, pois o funcionamento do plugin é bastante fácil de compreender.

  • New order notification: para receber uma notificação de nova encomenda no SEU telemóvel
  • Send only this messages: os estados de encomenda em que quer enviar SMS ao cliente
    • Recomendamos:
      • On hold / Aguarda confirmação de pagamento: nova encomenda / instruções de pagamento
      • Processing / Em processamento: encomenda paga
      • Completed / Concluída: encomenda enviada
    • Não recomendamos:
      • Pending / Pendente de pagamento: este estado apenas é usado para encomendas com meios de pagamento imediatos como PayPal, Cartões de crédito e MBWAY, pelo que não faz sentido o envio desta notificação, já que a encomenda irá muito rapidamente para Processing

Deve então agora configurar o texto de cada notificação SMS, sendo que existem variáveis que podem ser consultadas no “?” junto a cada caixa de configuração de mensagem.

Caso utilize a nossa integração Multibanco / Payshop da IfthenPay para WooCommerce pode utilizar as variáveis %multibanco_ifthen% e %payshop_ifthen% para mostrar as instruções de pagamento para cada um desses métodos. Só serão mostradas as instruções desse método e as restantes variáveis serão substituídas por texto vazio, pelo que deve colocar ambas as variáveis na mensagem.

Se necessita de ajuda a fazer uma configuração mais complexa, a incluir dados variáveis da encomenda, como números de tracking de transportadoras, ou qualquer outro cenário de envio de SMS a partir do WooCommerce, contacte-nos que teremos todo o gosto em apresentar uma proposta para o seu caso.

* link afiliado

  1. link afiliado ↩︎
  2. última actualização: 9 Setembro 2023 ↩︎
  3. link afiliado ↩︎

12 Responses to Envie notificações por SMS aos clientes da sua loja online WooCommerce

  1. Nivito 2020-06-07 at 06:08 #

    Por favor, escreva com mais frequência porque eu amo seus artigos. Obrigado!

  2. Marco Almeida 2020-06-08 at 11:12 #

    Obrigado

  3. Jorge 2021-06-03 at 00:28 #

    Vivas!

    Pode funcionar com referencia MB da STRIPE?

  4. Marco Almeida 2021-06-03 at 10:11 #

    Este guia é específico para o nosso plugin da IfthenPay. Terá de pedir suporte ao Stripe, ou ainda melhor, mudar para a IfthenPay.

  5. Jorge 2021-06-03 at 16:50 #

    Muito obrigado.
    A unica razão pelo que escolhi a STRIPE tema a ver com os refunds de MB…
    Não fosse isso, estaria certamente com a ITP

  6. Jorge 2021-06-10 at 21:54 #

    Já agora, em outro site, estou a usar a Ifthempay como gestora de pagamentos MB em conjunto com o vosso plugin.
    É possível por a funcionar as SMS com o plugin oficial da Bulkgate em vez do WC-APG SMS?

    Obrigado desde já

  7. Marco Almeida 2021-06-11 at 09:44 #

    Não temos suporte específico para o plugin da Bulkgate, mas o WC-APG SMS suporta essa gateway (fomos aliás nós que desenvolvemos essa parte).
    Pode usar o WC-APG SMS ou em alternativa podemos orçamentar criar o suporte do nosso lado.

  8. Pedro Frias 2022-02-03 at 09:15 #

    Olá! Instalei o plugin e tive um erro por conflito com o checkout editor….

    Este plugin permite eliminar campos do woocommerce desnecessários.

    Acham que é possível olhar a este conflito?

    Onde o devo comunicar?

  9. Pedro Frias 2022-02-21 at 21:38 #

    Uma Questão:

    Para usar apenas para relembrar dos dados de pagamento às encomendas em “Aguarda confirmação de pagamento” podemos configurar para ele repetir o aviso e definir a sua periodicidade?

    Ou seja definir por exemplo:

    envia sms com dados de referência multibanco (eu uso ifthenpay), 3 em 3 dias até haver o pagamento?

    Obrigado.

  10. Pedro Frias 2022-02-24 at 21:57 #

    Olá!

    Como não tive resposta vou colocar aqui novamente:

    Para usar apenas para relembrar dos dados de pagamento às encomendas em “Aguarda confirmação de pagamento” podemos configurar para ele repetir o aviso e definir a sua periodicidade?

    Ou seja definir por exemplo:

    envia sms com dados de referência multibanco (eu uso ifthenpay), 3 em 3 dias até haver o pagamento?

    Obrigado.

  11. Marco Almeida 2022-02-25 at 10:20 #

    Isso é algo que apenas pode perguntar ao autor do plugin APG SMS. Não tem a ver com o nosso plugin.

Deixe um comentário

*

_