Uma loja online de um cliente da Kaksi Media tinha um desafio: necessitava de disponibilizar aos seus clientes a possibilidade de, no checkout, escolher um ponto da rede Pickup da Chronopost para levantar a sua encomenda.
Como a Chronopost não tinha um plugin de integração com o WooCommerce, nem havia sinais de que o pudesse desenvolver, e a Kaksi Media não tinha “unhas para tocar esta guitarra“, vieram bater à porta da Webdados, que tem provas dadas no desenvolvimento de integrações com WooCommerce.
Rapidamente foi contactada a Chronopost, que disponibilizou acesso ao seu webservice, bem como autorização para utilização dos seus elementos gráficos na promoção do plugin a desenvolver.
O desenvolvimento foi rápido e o plugin é simples, sem opções complexas, e mesmo a configuração opcional de uma API key para o Google Maps é algo que se faz com facilidade em 5 minutos.
Apesar de ter sido desenvolvido a pedido da Tua PT Store, cliente da Kaksi Media, desde o início a intenção foi disponibiliza-lo gratuitamente à comunidade de utilizadores do WordPress e WooCommerce em Portugal, tornando-se também o dono da loja um contribuidor.
Depois de algumas questões, levantadas pela equipa de aprovação de plugins, relacionadas com o uso do nome da Chronopost e que levaram a uma alteração do título do plugin, o mesmo chegou, por fim, ao directório de plugins do WordPress.
O plugin não é um método de envio, mas sim uma extensão destes, devendo ser activado em cada um dos métodos em que o queiramos utilizar.
Para o cliente da loja online o processo é bastante simples. Depois de escolhido um método de envio para o qual foi activado o Pickup, aparece uma lista dos pontos mais perto de si, com base no seu código postal e geo-referenciação entre o ponto mais próximo e os restantes.
Mais informações na página do plugin no nosso website.
Caso tenha sugestões ou necessite de desenvolver algum plugin específico ou mesmo implementar uma solução completa de comércio electrónico, consulte-nos.
No comments yet.